quinta-feira, 5 de março de 2015

Quem mexeu no meu queijo?

Quem mexeu no meu queijo?  é uma parábola que tem 4 personagens dois ratinhos e dois homenzinhos. Esta parábola trata do desafio da mudança. De como lidar com isso.Transformando algo ruim em algo que te fará conseguir o que realmente queres( objetivo= queijo) e ter êxito. Isto depende de como irás reagir. Se ficarás lamentando e não farás nada (Hem) se instintivamente se adequa( Sniff e Scurry, os ratinhos) as novas situações (isto é o que o mercado de trabalho nos exige) ou se mesmo tendo ficado tempo inerte pelo medo, arraigado no conforto do que é ruim só porque é conhecido, mas que decidiu mudar e apesar de ser mais duro do que quem percebeu antes vale a pena pois antes tarde do que nunca (Haw).

Vídeo que resume a história que muda vidas de Haws.


JOHNSON, Spencer. Quem mexeu no meu queijo? 63 ed-Rio de Janeiro:Record, 2010.

Citações que mais me chamaram atenção do livro Quem mexeu no meu queijo?

"Quando você teme que as coisas estejam piorando, senão toma uma atitude, isso pode instiga-lo a agir. Mas não é bom quando você fica tão assustado a ponto de impedi-lo de fazer qualquer coisa."(p.51)
Ele riu de si mesmo. Percebeu que seus temores estavam tornando as coisas piores. Então fez o que faria se não tivesse medo. Seguiu em uma nova direção."(p.58)
"...aquilo que se teme nunca é tão ruim quanto se imagina.O mundo que você deixa aumentar em sua mente é pior do que a situação que realmente existe."(p.67)
"Agora percebia que era natural que era natural que a mudança ocorresse continuamente, sendo ou não esperada. Ela só poderia surpreendê-lo se não a esperasse e procurasse."( p.68)
Reuniu coragem e decidiu entrar nas áreas mais desconhecidas do Labirinto." (p.72)

Esquema:
Onde comprar?

Americanas
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=12&cad=rja&uact=8&ved=0CEgQFjAL&url=http%3A%2F%2Fwww.americanas.com.br%2Fproduto%2F170812%2Flivro-quem-mexeu-no-meu-queijo-&ei=rwX5VOCOJbCJsQSiv4GgBQ&usg=AFQjCNGGMItk2dwEAUXfzMtOEoUIFCsxZQ&sig2=sOFPkzPKlKCdJ98HxABp7w&bvm=bv.87611401,d.cWc

Livraria Cultura
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=14&ved=0CFUQFjAN&url=http%3A%2F%2Fwww.livrariacultura.com.br%2Fp%2Fquem-mexeu-no-meu-queijo-222916&ei=rwX5VOCOJbCJsQSiv4GgBQ&usg=AFQjCNG8_jnVMcgyOBVScdyUa8vQPe8Wfw&sig2=LiVdAYfQJZtbjvrJZV0KkQ&bvm=bv.87611401,d.cWc&cad=rja

Spencer Johnson  nasceu em Dakota do Sul nos Estados Unidos. É escritor formado em Psicologia pela Universidade da California em 1963.Seu livro mais conhecido é o motivacional Quem mexeu no meu queijo?( em inglês Who moved my cheese?) em 1963. Ele escreveu também gerente-minuto com o Ph.D Kenneth Blanchard

Nenhum comentário: